segunda-feira, 13 de abril de 2020

3º ANO - 13/04/2020 - Segunda-feira.


LÍNGUA PORTUGUESA

***Faça o cabeçalho em seu caderno todos os dias, antes das atividades.***
E. M. PROFESSORA ADELAIDE CÉSAR DE MOURA BASTOS.
DATA:________________________
NOME:________________________

LÍNGUA PORTUGUESA:
· ATIVIDADES REFERENTES AO TEXTO ABAIXO: Ler e interpretar o texto. Copiar as perguntas e responder no caderno com letra cursiva (letra de mão).



O RATO E A LUA
O ratinho Duda olhou para o céu numa noite de lua cheia. Ficou admirado e disse:
-Nossa, que queijo grande! Quero comê-lo.
Seu amigo, o rato Julião, falou:
-Não é um queijo, é a lua.
O ratinho continuou:
-Aquilo é um queijo e vou comê-lo.
E lá se foi ele, subindo numa árvore alta, dando pulinhos para alcançar a lua.
Quando viu que não conseguiria alcançá-la, choramingou:
-Puxa, eu queria tanto comer o queijo do céu.
Então, o rato Juliano teve uma ideia. Arranjou um queijo grande e amarrou no telhado. Esperou que a lua ficasse encoberta pelas nuvens e chamou o Duda:
-Venha comer o queijo do céu!
O ratinho correu para devorá-lo.
Noites depois, vendo a lua minguante no céu, Duda comentou todo orgulhoso:
-Comi o queijo do céu e só deixei a casca!

QUESTÕES:
1- Qual é o título do texto?
2- Quantos dois pontos aparecem no texto?
3- Quantos travessões aparecem no texto?
4- Qual sinal de pontuação mais aparece no texto?
(A) Dois pontos.   (B) Exclamação.    (C) Ponto final.    (D) Travessão.
5- Esse texto é:   
(A) Conto.  (B) Fábula.   (C) Piada.   (D) Notícia.
6- O texto foi retirado:   
(A) Jornal.    (B) Revista.   (C) Gibi.    (D) Livro.
7- O que a palavra “choramingou” quer dizer no texto?   
(A) Lamentar.  (B) Chorar. (C) Decepção.   (D) Conformar.


MATEMÁTICA

· Copiar os exercícios e resolver no caderno.



EDUCAÇÃO FÍSICA


PROFESSORES: Matilde da Silva, Lucileide Lima, Thiago H. de Carvalho

Unidade Temática: Jogos e Brincadeiras do Brasil, matriz indígena e africana.
HABILIDADES: Experimentar, fruir e recriar brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígena e africana, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

1ªATIVIDADE: Brincadeiras SALTANDO FEIJÃO ou RELOGINHO (Matriz Africana) e CORRIDA DO SACI (Matriz indígena)
  Assista os vídeos recomendados abaixo para recordar:

     
2ªATIVIDADE: Hora de brincar!
·        Depois dos videos, que tal desafiar a família?  Obs: Peça para alguém gravar ou fotografar e enviar para a Professora.