LÍNGUA PORTUGUESA
Faça o cabeçalho em seu caderno todos
os dias, antes das atividades.
E. M. PROFESSORA ADELAIDE CÉSAR DE
MOURA BASTOS.
DATA:_________________
NOME:_______________________________
- Copie e responda as questões
para a realização da atividade.
A RAPOSA E A CEGONHA
UM DIA A RAPOSA CONVIDOU A
CEGONHA PARA JANTAR E SERVIU-LHE SOPA, QUE AMBAS GOSTAVAM MUITO, NUM PRATO
RASO.
– ESTÁ GOSTANDO DA MINHA SOPA? –
PERGUNTOU, ENQUANTO A CEGONHA BICAVA EM VÃO NO LÍQUIDO, SEM NADA CONSEGUIR
COMER.
– COMO POSSO SABER SE NEM CONSIGO
COMER? – RESPONDEU A CEGONHA, VENDO A RAPOSA LAMBER A SOPA COM UM AR TODO
DELICADO.
DIAS DEPOIS FOI A VEZ DE A
CEGONHA RETRIBUIR O CONVITE, CONVIDANDO A RAPOSA PARA COMER COM ELA NA SUA CASA
À BEIRA DO LAGO. SERVIU-LHE A SOPA EM UM JARRO LARGO EMBAIXO E ESTREITO EM
CIMA.
– HUMMMMM, ESTÁ DELICIOSA,
QUERIDA AMIGA! – EXCLAMOU A CEGONHA, ENFIANDO O COMPRIDO BICO PELO GARGALO. –
NÃO ACHA?
CLARO QUE A RAPOSA NÃO ACHAVA,
NEM PODIA ACHAR, POIS O FOCINHO NÃO PASSAVA PELO GARGALO ESTREITO DO JARRO.
TENTOU VÁRIAS VEZES SEM SUCESSO ATÉ QUE, BASTANTE MAL HUMORADA, SE DESPEDIU DA
CEGONHA, RESMUNGANDO ENTRE DENTES:
– NÃO ACHEI GRAÇA NENHUMA…!
MORAL DA HISTÓRIA: AQUI SE
FAZ AQUI SE PAGA.
LA FONTAINE
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
2) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?
3) ONDE MORA A CEGONHA?
4) QUEM É O AUTOR?
5) O QUE ACONTECEU NA CASA DA RAPOSA? O QUE VOCÊ ACHA DA ATITUDE
DA RAPOSA?
6) O QUE ACONTECEU NA CASA DA CEGONHA? POR QUÊ?
7) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA:
MATEMÁTICA
1- Transforme o extenso em
algarismos
(a)- Oitocentos e dez (?)
(b)- Duzentos e quarenta (?)
(c)-Quatrocentos e sessenta e
nove (?)
(d)- Sessenta e três (?)
(e)- Setecentos e noventa e cinco
(?)
(f)- Dois mil quinhentos e sete
(?)
2- Escreva por extenso os números
abaixo.
(a)- 28
(b)- 34
(c)- 12
(d)- 90
(e)- 115
(f)- 462