terça-feira, 22 de junho de 2021

5º Ano - 22-06-2021

 

22/06/2021- TERÇA-FEIRA

AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA.

-LIVRO: ENCONTROS / LÍNGUA PORTUGUESA.

*PRODUÇÃO DE TEXTO: RELATO DE MEMÓRIA.

TODOS NÓS TEMOS MEMÓRIAS PARA CONTAR. VOCÊ JÁ VIVEU ALGUMA SITUAÇÃO MARCANTE QUE GOSTARIA DE CONTAR AOS COLEGAS?

QUANDO ALGUÉM RELATA UM FATO IMPORTANTE DE SUA VIDA, FAZ UM RELATO DE MEMÓRIA. ELE PODE SER ORAL OU ESCRITO E CONTA UM FATO VERDADEIRO VIVIDO NO PASSADO.

LEMBRE-SE DE UMA SITUAÇÃO QUE MARCOU SUA VIDA.

RECORDE OS DETALHES:

·       ONDE VOCÊ ESTAVA? COM QUEM?

·       O QUE ACONTECEU? COMO TUDO TERMINOU?

 

AGORA, ESCREVA O SEU RELATO DE MEMÓRIA.

 

 


AULA DE MATEMÁTICA.


- LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA.

LEIA E RESOLVA AS QUESTÕES 1, 2, 3, 4 E 5 DAS PÁGINAS 127 E 128.




EMAI- EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

*LER COM ATENÇÃO E RESPONDER AS ATIVIDADES 7.3 e 7.4, PÁGINAS 53 e 54.



E. M. ADELAIDE C M BASTOS

ROTEIRO DE ESTUDOS REMOTO

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA

 

DATA: 22/06/2021

SÉRIE: 5º ano       

PROFESSORES: Lucileide e Fábio

Unidade Temática: Lutas

Habilidade: Identificar as características das lutas do contexto regional, incluindo as de matrizes indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e demais práticas corporais.

 

Antes de iniciar as atividades, realizem duas vezes cada exercício de alongamento, contando até 10 em cada posição proposta no modelo:


Olá pessoal, continuando nosso tema luta, hoje iremos aprofundar nossos conhecimentos sobre a:

CAPOEIRA



História da CAPOEIRA - os negros, antigamente, eram trazidos da África para o Brasil para trabalhar como escravos nas fazendas dos senhores de engenhos, onde eram muito maltratados, forçados a trabalhar em condições subumanas. Esses escravos moravam no lugar chamado senzala e quando tentavam fugir das fazendas eram perseguidos pelos capitães do mato que os acorrentavam e batiam. No entanto, muitos escravos conseguiam fugir e construir suas casas nas matas e assim formavam os chamados Quilombos que inicialmente eram locais onde os negros se organizavam para resistir à escravidão e lutar pela liberdade. Os escravos precisaram criar uma luta para se defender dos castigos recebidos e lutar pela libertação de seu povo. Assim, surgiu a capoeira. Como a prática de luta era proibida para os negros, a música foi utilizada para disfarçar. Dessa maneira ela poderia ser percebida como uma dança. Além disso, a sua prática tinha o objetivo de aliviar o sofrimento do trabalho escravo mantendo as tradições africanas.

 

Atividade:

1-Assista ao vídeo


 envie foto de você realizando um dos movimentos da capoeira mostrado no vídeo.

Obs.: Se você não conseguir realizar um movimento: faça um desenho representando a capoeira, tire foto e envie no grupo.


ATÉ A PRÓXIMA AULA!