27/07/2021- TERÇA-FEIRA
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Palavras com ex + vogal
-LIVRO: ENCONTROS / LÍNGUA PORTUGUESA.
*LER COM ATENÇÃO E RESPONDER AS QUESTÕES (1, 2, 3 E 4)
DA PÁGINA 116.
AULA DE MATEMÁTICA.
LER COM ATENÇÃO AS PAGINAS 142 E 143.
EMAI- EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
*LER COM ATENÇÃO E RESPONDER AS ATIVIDADES 9.5, 9.6 e
9.7, PÁGINAS 67,68,69 e 70.
E. M.
ADELAIDE C M BASTOS
ROTEIRO DE
ESTUDOS REMOTO
DISCIPLINA:
EDUCAÇÃO FÍSICA
DATA: 27/07/2021
SÉRIE: 5º ano
PROFESSORES:
Lucileide e Fábio
Objeto
de conhecimento: Danças do
Brasil - matriz indígena e africana.
Habilidade:
Experimentar, fruir
e recriar danças do Brasil, incluindo as de matrizes indígena e africana,
valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em
suas culturas de origem.
Antes de iniciar as atividades,
realizem duas vezes cada exercício de alongamento, contando até 10 em cada
posição proposta no modelo:
Olá crianças,
hoje iremos aprofundar nossos conhecimentos em uma
das DANÇAS BRASILEIRAS de matriz
indígena e africana: a Maracatu.
No Brasil, muitas
danças tiveram grande destaque e se tornaram atrações populares, como as
folclóricas. Maracatu por exemplo é uma dança folclórica de origem
afro-brasileira, surgida em meados do século XVIII, a partir da miscigenação
musical das culturas portuguesa, indígena e africana.
As danças são marcadas por coreografias bem específicas, os participantes
representam personagens históricos como Reis, Rainhas e Embaixadores. Possui
uma forte característica religiosa.
Assista ao vídeo para aprofundar seus
conhecimentos sobre a dança Maracatu:
Atividade:
A Palavra Maracatu tem oito letras,
então para cada letra vamos fazer um movimento
diferente. Exemplo:
a) M - Alongar os braços para trás.
b) A - Alongar as pernas sentado no
chão, pernas esticadas para frente.
c) R - Com os braços esticados para
frente, abrir e fechar as mãos.
d) A - Elevar a cabeça para trás devagar,
e para frente.
e) C - Elevar a cabeça deslocando para
direita e esquerda.
f) A - Em pé segurar a perna direita
para trás, até encostar no glúteo.
g) T - Em pé segurar a perna esquerda
para trás, até encostar no glúteo.
h) U - Em pé girar para direita e
depois esquerda três vezes.
(Tire uma foto ou vídeo realizando um dos movimentos e envie no grupo.)