COPIE O CABEÇALHO NO CADERNO
E.M.
ADELAIDE CÉSAR DE MOURA BASTOS.
TERÇA
– FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2021.
ATIVIDADE: Livro didático - Página 57 e 58.
Atenção
a explicação dos professores para fazer a atividade
MATEMÁTICA
TEMA: Estratégia de cálculo
ATIVIDADE: Livro didático – Páginas 54
E.M. ADELAIDE C M BASTOS
ROTEIRO DE ESTUDOS REMOTO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
DATA: 13/04/2021
SÉRIE: 4º/ 5ºanos
PROFESSORES: Lucileide e Fábio
Unidade Temática: Jogos e brincadeiras
do mundo
Habilidades: Experimentar e fruir
brincadeiras e jogos do mundo, valorizando a importância desse patrimônio
histórico cultural.
Antes
de iniciar as atividades, realizem duas vezes cada exercício de alongamento,
contando até 10 em cada posição proposta no modelo:
-
Você conhece alguma brincadeira típica de outro país?
-
Então vamos brincar?
Hoje
vamos brincar de SUDOKU
É
um tipo de quebra-cabeça que se baseia na concordância racional de números. O
Sudoku é proveniente de um acrônimo da expressão “Os números devem ser únicos”
(em japonês: Suuji wa dokushin ni kagiru). Apesar do nome, o sudoku (lê-se sudôku) não
foi criado no Japão. A invenção é creditada ao matemático suíço Leonhard Euler.
Normalmente
o jogo é composto por uma grade 9X9 constituída de sub-grades 3X3 denominadas
de regiões. Certas células já contêm números, chamados de dados. A finalidade
do jogo é preencher as células vazias, com um número em cada célula, de forma
que cada coluna, linha e região contenham os números 1-9 apenas uma vez.
O
Sudoku é aplicado em diversas escolas com o intuito de trabalhar a capacidade
do raciocínio lógico dos estudantes, pois este requer bastante atenção e
análise para obter uma solução satisfatória.
ATIVIDADE:
Vamos jogar?
Só
se deve preencher com números de 1 a 9 sem que eles se repitam nem na vertical,
nem na horizontal e nem nos quadrados de 3 × 3.
Caso tenha dúvidas, assista ao vídeo:
(Obs.: Enviar foto
da atividade no grupo)